"(...) olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença."
(Perlin e Miranda)
Nós sabemos que com a história de educação dos surdos nós pesquisamos e investigamos o passado dos povos surdos e das comunidades surdas, procurando obter episódios e compreender as suas realizações
lingüísticas, educacionais, sociais, políticas e culturais.
Com estas investigações permite-nos conhecer os acontecimentos e as conseqüências das transformações pelas quais passou o povo surdo e fornece informações que ajudam a explicar as comunidades surdas atuais.
Estes acontecimentos chamam-se fatos históricos, como cita Vicentino:
“A matéria prima da história são os fatos históricos, acontecimentos que possuem repercussão social, para os quais se busca uma explicação de suas causas e efeitos. A morte do presidente do Brasil, Getúlio Vargas, em 1954, é um exemplo de fato histórico. (...) Já o fato social é um é um acontecimento corriqueiro na vida de uma sociedade, que possui pequeno impacto imediato, como a morte das pessoas ou a crise financeira
de alguém da comunidade.” (1994, p.7)
Para conhecermos e pesquisarmos os fatos históricos precisa-se recuperar marcas ou vestígios deixados pelos homens no passado, estes vestígios chamamse:
Fontes históricas.
A palavra fonte significa o ponto de origem, o lugar onde brota, algo que se projeta e se desenvolve indefinidamente e inesgotavelmente, no caso da história, evidentemente a fonte histórica, são construídas, isto é, são produções humanas.
Vamos ver o esclarecimento do autor Dermeval Saviani sobre os três casos de fontes:
Primeiro caso: ”(...). São documentos, vestígios, indícios que foram acumulando-se ou foram sendo guardados, aos quais recorremos quando buscamos compreender determinado fenômeno”. (2004, p.6)
Segundo caso: “(...) situa-se o nosso empenho em preservar os materiais de que nos servimos, seja como educadores, seja como pesquisadores, tendo em vista sua possível importância para estudos futuros quando esses materiais serão, eventualmente, tomados como preciosas fontes pelos historiadores em sua busca
de compreender o seu passado que é o nosso presente.” (2004, p.7)
Terceiro caso: “(...) estão os registros que efetuamos quando recorremos, por exemplo, a testemunhos orais, cujo registro efetuamos para neles nos apoiarmos em nossa investigação.” (2004, p7)
Na história, as fontes históricas podem ser:
Fontes mudas: podem ser: esqueletos, utensílios, armas, pinturas, túmulos, restos de habitações, monumentos, templos, palácios, estátuas, esculturas, cerâmicas e outros.
Fontes escritas: podem ser: inscrições em pedras, em moedas, em metais e textos de papiro, pergaminho, barro, arquivos, diários, livros, documentos, jornais,
revistas e panfletos.
Fontes narradas: são as lendas, as línguas, as tradições e culturas das comunidades que são passadas de geração a geração através de narrativas.
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SINAIS MÁGICOS
segunda-feira, 11 de julho de 2011
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS Por Prof. Karin Strobel
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
A história comum dos Surdos é uma história que enfatiza a
caridade, o sacrifício e a dedicação necessários para vencer
“grandes adversidades”.
Nídia Limeira de Sá
Sobre a vida do Povo Surdo e a Comunidade Surda.
Quem são eles?
De onde vieram?
Como a Comunidade Surda começou a existir?
Quais as transformações pelas quais passou para chegar ao que é hoje?
O Estudo da história de surdos pode ser uma fonte de prazer, isto porque ela desperta a nossa curiosidade, não é mesmo?
Antes de raciocinarmos sobre a história de surdos, primeiro vamos contemplar o que é ‘história’.
A história é a ciência que estuda a forma de como os homens se organizaram e viveram no passado e entender o processo de constante transformação, no caso da história de surdos, estudamos de como os povos surdos se organizaram e viveram no passado e entender o processo e de transformações de
como as comunidades surdas surgiram.
O estudo do passado é importante para entendermos a situação atual. O estudo do passado nos ajuda a compreender o presente.
Para saber o motivo de estudar a história, devemos nos lembrar de três palavras essenciais: passado, presente e futuro. Por exemplo: Vivemos o presente, temos um passado e esperamos ter um futuro, com as comunidades surdas é a mesma coisa.
A palavra “História” nasceu da Grécia antiga e significava “investigação”. O sujeito que pela primeira vez empregou esta palavra, com o sentido de investigação do passado foi o grego Heródoto, que é considerado o “pai da história”.
Isto é bastante interessante, pois é através de investigação que nós descobrimos e obtemos as respostas de como o povo surdo vem pensando, produzindo e se relacionando ao longo do tempo.
1- Existem na equipe de Letras/Libras sujeitos surdos trabalhando? Quem são eles?
A história comum dos Surdos é uma história que enfatiza a
caridade, o sacrifício e a dedicação necessários para vencer
“grandes adversidades”.
Nídia Limeira de Sá
Sobre a vida do Povo Surdo e a Comunidade Surda.
Quem são eles?
De onde vieram?
Como a Comunidade Surda começou a existir?
Quais as transformações pelas quais passou para chegar ao que é hoje?
O Estudo da história de surdos pode ser uma fonte de prazer, isto porque ela desperta a nossa curiosidade, não é mesmo?
Antes de raciocinarmos sobre a história de surdos, primeiro vamos contemplar o que é ‘história’.
A história é a ciência que estuda a forma de como os homens se organizaram e viveram no passado e entender o processo de constante transformação, no caso da história de surdos, estudamos de como os povos surdos se organizaram e viveram no passado e entender o processo e de transformações de
como as comunidades surdas surgiram.
O estudo do passado é importante para entendermos a situação atual. O estudo do passado nos ajuda a compreender o presente.
Para saber o motivo de estudar a história, devemos nos lembrar de três palavras essenciais: passado, presente e futuro. Por exemplo: Vivemos o presente, temos um passado e esperamos ter um futuro, com as comunidades surdas é a mesma coisa.
A palavra “História” nasceu da Grécia antiga e significava “investigação”. O sujeito que pela primeira vez empregou esta palavra, com o sentido de investigação do passado foi o grego Heródoto, que é considerado o “pai da história”.
Isto é bastante interessante, pois é através de investigação que nós descobrimos e obtemos as respostas de como o povo surdo vem pensando, produzindo e se relacionando ao longo do tempo.
1- Existem na equipe de Letras/Libras sujeitos surdos trabalhando? Quem são eles?
segunda-feira, 20 de junho de 2011
SINAIS MÁGICOS: Encomendas
SINAIS MÁGICOS: Encomendas: "As 20 camisetas encomendadas neste fim de semana já estão prontas. Quarta-feira as entrego. Não deixe de encomendar a sua...a estampa é você..."
Encomendas
As 20 camisetas encomendadas neste fim de semana já estão prontas. Quarta-feira as entrego. Não deixe de encomendar a sua...a estampa é você quem escolhe. Para empresas, cursos universitários, enfim... Fazemos camisetas, moletons, etc! Entre em contato através do e-mail cicark@bol.com.br
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Find
Sexta = rodeada pelas pessoas que mais amo = meu filhos!!!!
Sábado = confraternização com a turma do Projeto!!!
Domingo = FIGUEIRAAAAAA
E nos momentos de folga = trabalhando, estudando, transcrevendo, ...
Bjocas mil
quarta-feira, 15 de junho de 2011
SINAIS MÁGICOS: Personalize
SINAIS MÁGICOS: Personalize: "As encomendas estão cada vez maiores...Não fique sem sua camiseta personalizada. Com Sinais, Fotografias, enfim...quem manda é vc!"
Personalize
As encomendas estão cada vez maiores...Não fique sem sua camiseta personalizada. Com Sinais, Fotografias, enfim...quem manda é vc!
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