SINAIS MÁGICOS

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TEMPO E A HISTÓRIA Por Prof. Karin Strobel

“Eu não quero explicar o passado nem adivinhar o futuro. Eu só quero entender o presente”
Jorge Luiz Borges
Já comentamos um pouco sobre as transformações ocorridas na comunidade surda, falta comentar sobre a noção de tempo. Para estudarmos a História é, portanto, voltar às épocas passadas para conhecê-lo.
Para descrever e explicar o passado nos selecionamos os fatos que consideramos mais importantes. Escrever história não é simplesmente contar detalhadamente tudo o que aconteceu, mas também organizar os acontecimentos selecionados e darmos uma explicação cientifica a eles.
Por isto é importante compreender o tempo e suas divisões. O tempo é essencial no estudo da história, mas não devemos exagerar a sua importância (no ensino tradicional preocupavam-se com a decoreba de datas
e nomes, longe da realidade se tornando em assuntos chatos que existiam apenas em livros velhos, fotos amareladas e na poeira dos museus). Estas preocupações de compreender o tempo e suas divisões servem apenas para nós como referência para ordenarmos os fatos.
Assim, o tempo ajuda-nos a situar um determinado acontecimento, tem casos que basta apenas a referencia ao século no qual se deu um fato, mas em outros é preciso especificar o ano e até mesmo o mês, o dia e a hora. Observamos que também a vida das pessoas acompanha uma linha do tempo, com uma seqüência de fatos que vão do nascimento à morte. Assim as pessoas nascem, crescem, tem uma infância, uma adolescência, período escolar, casamento, trabalho, nascimento de filhos e vários acontecimentos durante a vida. Isto também ocorre com o povo surdo que têm sua evolução em várias etapas, vamos pesquisar e estudar sobre isto na unidade a seguir. Construir linhas do tempo deixa mais clara a sucessão dos fatos históricos dos povos surdos e suas interações. Qualquer aspecto da história pode ser representado assim.
Para marcar o tempo, geralmente adotam-se o calendário cristão onde o nascimento de Jesus Cristo corresponde ao ano 1. Os historiadores convencionaram que a invenção da escrita, ocorrida por
volta de 4.000 a.C., é o marco principal da história. Todo o período anterior a este marco denomina-se Pré-história. Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas. Além disso, essa divisão foi baseada na história da Europa não correspondendo à realidade histórica de outras partes do mundo. Mas as maiorias de livros de história se referem constantemente a essas idades, por essa razão é importante revisão básica sobre essa divisão para saber de que época se esta falando. Na história de surdos dividimos em 3 grandes fases:
1. Revelação cultural: Nesta fase os povos surdos não tinham problemas com a educação. A maioria dos sujeitos surdos dominava a arte da escrita e há evidência de que havia muitos escritores surdos, artistas surdos, professores surdos e outros sujeitos surdos bem-sucedidos. 2. Isolamento cultural: ocorre uma fase de isolamento da comunidade surda em conseqüência do congresso de Milão de 1880 que proíbe o acesso da língua de sinais na educação dos surdos, nesta fase as comunidades surdas resistem à imposição da língua oral. 3. Restauração cultural: a partir dos anos 60 inicia uma nova fase para o re-nascimento na aceitação da língua de sinais e cultura surda após de muitos anos de opressão ouvintista para com os povos surdos.

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